Os acontecimentos narrados nos livros de 1 e 2 Samuel ocorreram aproximadamente entre 1100 e 970 a.C., significando que os dois livros registram por volta de 130 anos de história: desde antes do nascimento do profeta Samuel (1 Samuel 1.1-18), a definição da monarquia (1 Samuel 8 - 10), passa pelo reinado de Saul e Davi (boa parte dos dois livros), terminando com as últimas palavras de Davi (2 Samuel 23.1-7).
Os textos que encerram o segundo livro podem estar fora da ordem histórica, acredita-se. São fatos reconhecidos, mas teriam acontecido em momento anterior.
Os relatos descritos nos livros de Samuel ocorrem num contexto histórico de grandes reinos do antigo Oriente Próximo. Havia nações estabelecidas. E isso inquieta Israel no desejo de ter um rei. Os filhos de Samuel não pareciam dignos de assumir o comando da Nação. E os outros povos estavam ajustados com seus governos.
Foi, então, naquele tempo que Israel evoluiu das tribos sob a autoridade de juízes, para uma nação unida, estruturada e liderada por uma monarquia oficialmente constituída. Sem perder a identidade das tribos.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou
pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua
preferência
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas
pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e
procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido
Nenhum comentário:
Postar um comentário