terça-feira, 30 de novembro de 2021

Sobre a autoria de Joel

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Não é questionada a autoria desse livro, sendo atribuída a Joel mesmo, sendo que, no máximo, foi escrito por um discípulo, relatando a profecia dele, algo que acontecia muito no mundo antigo.

Nada é conhecido sobre esse profeta ou das circunstâncias de sua vida, o que colabora para a definição de sua autoria própria, pois se outra pessoa escrevesse contando sobre esse profeta, teríamos indícios de sua história. Pode ter vivido em Judá e profetizado em Jerusalém.

Na verdade, pouco se sabe sobre ele, pois não existe nenhuma referência feita nominalmente a ele em outros livros do Antigo Testamento a não ser no livro que leva seu nome. Dessa forma, o pouco que sabemos da biografia do profeta Joel é apresentado exclusivamente por indicações de seus escritos.

Joel era filho de Petuel (Joel 1.1) e vivia em Judá, muito provavelmente em Jerusalém. Não temos entre os estudiosos um consenso a respeito de sua época, como registramos na mensagem passada. Alguns até sugerem que Joel não tenha sido de fato um personagem histórico por conta da falta de dados, dando ênfase na sua mensagem como importante. 

Mas entendemos que o livro de Joel deixa bem claro o perfil histórico do personagem, citando o nome de seu pai e dando pistas sobre a região a que pertencia. Um personagem fictício não precisaria dessas informações. Sem contar com a citação de Lucas em Atos dos Apóstolos colocando a profecia de Joel na boca de Pedro, que não se preocupa apenas com a mensagem, antes cita o profeta nominalmente.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário