segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Biografia dos Profetas - Habacuque - 3

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A notação musical encontrada em Habacuque 3.19 pode indicar que Habacuque era qualificado para liderar a adoração no templo como um membro da família levítica. Ou, como muitos acreditam, tinha ligação com o Templo de alguma forma.

O profeta mostra em seu texto um senso de justiça, o qual não o deixará ignorar a violenta injustiça existente em volta dele. Também se preocupava seriamente com a desobediência do povo em relação aos mandamentos de Deus, mostrando um zelo em buscar conhecer e viver a vontade do Senhor. Podemos notar isso através do que nos é revelado através de seus diálogos com Deus, através de seus até mesmo dolorosos questionamentos e suas claras súplicas.

Isso confirma que o profeta viveu num período de crise, sobretudo espiritual, onde o povo escolhido de Deus estava perdendo a sua identidade, muito perto do tempo do exílio. A preocupação com o "silêncio" do Senhor (1.2 - Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não escutarás? Ou gritarei a ti: Violência! E não salvarás?) mostra que o profeta entendia que havia algo errado.

O questionamento de Habacuque não era motivado por uma incredulidade por parte do profeta, nem mesmo por dúvida a respeito da ação do Senhor! Pelo contrário! Seu texto deixa claro que ele sabia da soberania de Deus sobre tudo o que estava acontecendo (Habacuque 3.17-18).

Tendo conhecimento de sua história podemos meditar e aprender como ele mudou, através da oração, de uma profunda aflição ao esperar pela resposta do Senhor (pois confiava Nele e Nele aguardava) em esperança confiante do controle do Senhor sobre todas as coisas.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário