segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Biografia dos Profetas - Ezequiel - 2

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

Ezequiel estava entre os que foram levados cativos para a Babilônia, antes ainda da tomada final de Jerusalém. Ele era casado, porém sua esposa acabou falecendo repentinamente durante o cativeiro, pouco antes da cidade de Jerusalém ser destruída pela ação do Império Babilônico em 586 a.C. A morte súbita de sua esposa foi anunciada por Deus, e o profeta foi proibido expressamente pelo Senhor de se lamentar, não realizou qualquer rito relacionado ao luto como uma forma de simbolismo do que estava por acontecer com Jerusalém (Ezequiel 24.15-27).

Após ter sido levado cativo, o profeta Ezequiel se estabeleceu junto ao rio Quebar, na Babilônia (Ezequiel 1.1). Seu chamado profético acontece no Exílio, mostrando que o Senhor não tinha abandonado o povo mesmo em terra estranha e durante o tempo de castigo.

A personalidade de Ezequiel mostra uma força mística, pois vemos claramente uma proximidade com o Espírito. O conteúdo de suas visões e a frequência com a qual a palavra do Senhor vinha até ele mostram claramente uma ligação entre os profetas místicos mais antigos e os profetas e escritores clássicos. Suas experiências espirituais também anteciparam a atividade do Espírito Santo no Novo Testamento. A ele adequadamente pertence o título de “carismático”.

Em seu livro, o profeta se mostra bastante familiarizado com os preceitos da religião judaica e com o Templo de Salomão. Mas não há qualquer evidência de que ele tenha desempenhado alguma função sacerdotal em Jerusalém antes de ser levado a Babilônia.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário