segunda-feira, 12 de abril de 2021

Biografia dos Profetas - Amós (3)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A profecia de Amós censurou a condição social (Amós 2.6-7), moral (2.7-8) e religiosa (2.8-12) da nação. O chamado do Senhor para esse profeta era abrangente! Ele viveu numa época em que os ricos procuravam ficar mais ricos (será que é diferente de nossos dias?), a imoralidade estava num nível abominável (semelhança mais uma vez) e a perversão religiosa era tão grande que a idolatria era considerada algo normal ("é assim mesmo", "as coisas mudaram"), enquanto que os verdadeiros fiéis a Deus eram ridicularizados por sua devoção, até tidos como errados por outros que se entendiam ajustados.

Então é nesse cenário que o profeta Amós profetizou sobre a severidade do julgamento de Deus que castigaria Israel e Judá por causa da infidelidade. Ingredientes claros de problemas para ele. As pessoas teimam em não aceitar quando a mensagem é mais dura. Tentam achar alguma outra explicação, alguma culpa ou exagero por parte de quem anuncia. Junta-se isso ao fato que outros falam coisas mais agradáveis, e a mensagem que fala de forma mais dura geralmente é questionada!

Porém, a profecia de Amós também apontou para a esperança de restauração e grande exaltação para o povo do Senhor após o exílio que se aproximava. Já era uma realidade próxima, mas logo as coisas seriam ajustadas.

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário