Leia Mateus 27.57-61
A crucificação tinha como objetivo muito mais que impor o máximo de dor possível ao condenado. Passava por uma exposição máxima de humilhação. E para além da morte, pois normalmente deixavam os cadáveres apodrecerem na cruz e serem devorados por vermes e aves de rapina. Era também uma forma de mostrar aos outros o que acontecia com quem ia contra o Império.
Mas a morte de Jesus, apesar de seguir o rito romano e ter o aval, era diferente. Jesus não era um condenado romano de fato. Além disso, pelo que lemos em Deuteronômio 21.22-23, os judeus não podiam deixar os mortos no madeiro (muitas vezes por enforcamento) pendurados durante a noite. Ainda mais que naquela ocasião o dia seguinte era o sábado e na festa da Páscoa! Roma cederia, claro, ou corria o risco de uma revolta. Mesmo que Roma acreditasse vencer facilmente, esse não era o objetivo nesse momento histórico. Como a dominação não era completa nesse momento, ajustes políticos (como deixar matar Jesus) aconteciam em muitos momentos.
Então, antes que o sábado começasse, veio um judeu rico de Arimateia chamado José, em Mateus reconhecido como um dos discípulos, mostrando que mais que os 12 acompanhavam Jesus de perto. Falou com Pilatos e conseguiu a autorização para enterrar o corpo de Jesus. Todo o cuidado, pano limpo, sepulcro novo, porta fechada com uma pedra. Se fosse para seguir a Lei, quem participou desse ato teria que esperar um mês para a celebração da Páscoa (Números 9.1-12).
Mesmo possivelmente triste, José foi ousado! Por amar Jesus, enfrentou uma possível punição, não apenas de Roma, mas principalmente por conta dos judeus que lutaram por aquela condenação! Ser reconhecido como alguém que se preocupava com Jesus não era tarefa para alguém sem ousadia nesse momento. Esse exemplo nos mostra que devemos sim amar ao Senhor e ter ousadia por Ele! O amor vence o medo e nos conduz ao serviço dedicado ao Senhor.
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou
pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua
preferência
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas
pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e
procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido
Nenhum comentário:
Postar um comentário