O profeta Oseias viveu numa época de muita turbulência política interna e um cenário geopolítico internacional complicado. A monarquia de Israel teve muitos problemas do ponto de vista espiritual e isso trazia confusões políticas. O povo já não seguia a vontade do Senhor da melhor forma, antes adotavam práticas pagãs dos povos que estavam próximos. Tanto por conta da população em si, pois muitos faziam por conta própria, como pelo exemplo que vinha do rei.
Nesse contexto, passaram a adorar a Baal. Deixaram de creditar ao Senhor Deus a provisão da fertilidade e da prosperidade, dando ao deus falso o crédito. A liderança religiosa, que deveria auxiliar e orientar o povo na busca pela vida de santidade de acordo com a Lei do Senhor, passava a tolerar aquela situação, o que complicava para além da política! Se apenas o rei fizesse isso, mas houvesse questionamento da liderança religiosa, poderia acontecer alguma mudança. Diante daquele quadro, corria-se o risco, mesmo levantando uma voz para falar em nome do Senhor, que aquela pessoa que fizesse isso fosse até perseguida.
Havia uma motivação clara: a ganância. Com as coisas acontecendo daquela forma, com todos envolvidos e de acordo, todos "ganhavam". Mas não da parte do Senhor e sabemos que é isso que realmente importa. Qualquer outro ganho aparente é momentâneo e o Senhor estabelece a Sua vontade no tempo certo.
Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!
Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor
Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou
pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua
preferência
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas
pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e
procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido
Nenhum comentário:
Postar um comentário