segunda-feira, 7 de junho de 2021

Biografia dos Profetas - Isaías (2)

Graça, Paz e Alegria!

Mensagem do Portal Evangélico Compartilhando Na Web.

A tradição judaica afirma que Isaías era de linhagem real e possivelmente ele até mesmo morasse em Jerusalém, já que tinha acesso aos reis e era procurado por eles. Várias vezes Isaías é designado como “o filho de Amoz”, o que pode indicar que seu pai era um homem importante naquela época, digno de ser citado tantas vezes por sua "fama" e para registrar de qual Isaías se falava. O pai teria notoriedade suficiente para esse registo.

Não temos como definir com exatidão quanto tempo durou o ministério profético de Isaías. Acredita-se que entre suas falas e seus escritos haja um período aproximado de quase 60 anos. Essa é a melhor aproximação que os estudiosos fazem e mesmo assim, sem muitas confirmações. Até por conta do fato de muitos estudiosos acreditarem que no livro de Isaías teríamos duas, até três pessoas diferentes e esses "personagens ocultos" aproveitaram a fama de Isaías para fazer com que seus registros fossem mais conhecidos. Fico com um prazo mais longo de uma pessoa apenas!

Seu chamado para exercer seu ministério profético acontece aproximadamente em 739 a.C., no ano que se entende ser o da morte do rei Uzias. O livro começa dizendo que a profecia aconteceu entre os reinados de "Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá" (Isaías 1.1). Apesar de já apresentar algumas situações antes de relatar o chamado (no capítulo 6), não temos como definir se aquelas situações aconteceram antes mesmo desse momento marcante na vida do profeta.

Seguimos na próxima semana, permitindo o Senhor!

Forte abraço!
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Para acompanhar as mensagens em áudio - https://anchor.fm/compartilhandonaweb ou pode pesquisar "Compartilhando Na Web" na plataforma de Podcast de sua preferência
 
Para acompanhar as mensagens com o texto na tela e lidas pelo pastor Ricardo - http://youtube.com/PrCacoBorba e procure a playlist "Mensagens em texto" e o dia da semana escolhido

Nenhum comentário:

Postar um comentário